sábado, 13 de dezembro de 2008

No Rio, Cadu e Ação entre Amigos


No Rio, abertura de exposição na Galeria Laura Marsiaj.
Cadu, objetos e desenhos. Conheci o Cadu em 2003, quando fiz o workshop "Procedência & Propriedade", com o Charles Watson, e sempre me impressionou o rigor conceitual de seu trabalho, estranhas máquinas fazendo pinturas, desenhos feitos de marcas do sol queimando papéis e traçando a passagem das estações... Para mim o trabalho emblemático do Cadu está na mostra do CCBB, Nova Arte Nova: o histograma de consumo de energia, parte de uma conta padrão da concessionária, é manipulado pelo artista através de obsessiva modificação em seu padrão de consumo; assim os meses onde tradicionalmente o consumo de energia no Rio é alto (verão) aparecem artificialmente baixos, enquanto que no inverno Cadu atingiu seu pico de consumo de energia elétrica. Sutileza, rigor formal, obsessão. Na exposição da Laura Marsiaj, Cadu mostra mais: desenhos/pinturas sobre papel, em grandes dimensões, muito bonitos, além de objetos - uma máquina de preencher cartões de megasena e outra engenhoca para tocar caixinhas de música.
A imagem neste post é de um dos desenhos, de 2008, Barbican 4(óleo e grafite sobre papel - 136x115cm). Nestes desenhos, Cadu partiu da observação da histórica marina de Barbican, durante residência artística que fez na universidade de Plymouth, a convite do Arts Council of England. Ao meu ver, no desenho de observação, Cadu emprega a mesma forma meticulosa, assética, "científica", de ver a realidade que utiliza nos seus trabalhos mais conceituais; a marina é vista não como impressão mas como dissecação; e o prazer estético vem não da paisagem, do clima, do mar, das referências históricas, e sim de uma apreensão "estrutural" da realidade.
No anexo da Galeria, "Ação entre Amigos", coletiva de desenhos com Bernardo Damasceno (duas lindas vanitas, desenhos), Bruno Miguel (ele está com pinturas que gostei muito na exposição Nova Arte Nova, no CCBB), Carlos Mélo (outras vanitas, grafite sobre papel, gosto muito), Daniel Murgel (os desenhos em molduras são plantas que saem de uma jardineira real), Marcelo Gandhi, Pedro Varela (as lindas paisagens espaciais), Silvana Mello.

2 comentários:

Anônimo disse...

lindos os desenhos do carlos mélo, alem de grande artista multimeios, é um excelente desenhista. ele ta no time da galeria? se eu fosse a laura nao deixaria escapar..bjs

Anônimo disse...

lindos os desenhos do carlos mélo, alem de grande artista multimeios, é um excelente desenhista. ele ta no time da galeria? se eu fosse a laura nao deixaria escapar..bjs