sexta-feira, 6 de março de 2009

Visitando o ApArtamento


Ontem, mesmo com todo o calor que está no Rio, fui à abertura do Projeto ApArtamento, cuja proposta consiste na ocupação de um espaço de moradia com obras de arte; mas não se trata de ocupação de uma moradia (casa ou apartmento) vazia, como tivemos algumas experiências no Rio, por exemplo os "Orlândia". Neste projeto, o apartamento é habitado (a moradora é a artista Marina Marchesan), e não é esvaziado para o evento, a ideia é mesmo que o morador continue mantendo a sua rotina; nas palavras do Jonas Aisengart, um dos idealizadores do projeto: "as obras se misturam aos objetos e as memórias dos moradores se confundem com as idéias dos artistas..." É a 2a. edição deste projeto, a primeira foi em um apartamento na Lapa (não cheguei a ir a esta edição, o apartamento é onde mora a cenógrafa Bruna Lobo), e há um blog com fotos).
E ao meu ver o resultado é bem interessante. O conjunto dos trabalhos, e a mistura entre estes e as coisas dos moradores, torna tudo muito interessante, como se levando a um extremo a máxima de "arte é vida, vida é arte". A sensação para o espectador é mais a de "ir a uma festa pela primeira vez em casa de um amigo recente", do que ir a um espaço expositivo, com as convenções e rituais do "cubo branco". Alguns dos trabalhos aproveitam mais esta possibilidade de diálogo com os objetos do apartamento (como a continuação da estante dos moradores na parede adjacente, pintura do Daniel Murgel). Outros utilizam como suporte objetos do apartamento (ou que poderiam ser do apartamento), como a pintura de um casal sobre um colchão, do Jonas Aisengart; ou a utilização do banheiro como uma instalação com bolinhas úmidas a serem manuseadas pelo espectador. Em suas pinturas de nuvens, na parede próxima à janela, Jimson Vilela busca uma "apreensao do efemero (...) a questao das nuvens é a passagem do tempo e como se percebe o tempo e o espaço... as nuvens mudam de cor de acordo com a incidencia de luz de um branco total ate um azul claro..."
E no geral é tudo bem agradável, interessante, criativo... e ainda uma visão, pela janela sobre os prédios, para o mar de Copacabana...

Nenhum comentário: