sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Estudos: vanitas de Philippe de Champaigne (1)






Agora em janeiro de 2009 comecei a trabalhar em uma série de pinturas (50x60cm), estudos a partir da “Natureza Morta com um Crânio” do Philippe de Champaigne. Estou achando muito interessante esta prática, de fazer estudos a partir de uma pintura (melhor ainda, de um clássico), com isso acho que se consegue “fixar” alguns dos problemas da pintura, para se focar na solução de outros, daí o termo “estudar” que é bem aplicado. Pintar sempre é um desafio, mas no caso de “estudos” a questão dos desafios, do aprender com a superação de problemas, fica mais evidente. Nestes meus estudos com esta vanitas do Philippe de Champaigne, as questões de tema, da composição já estão resolvidas (claro que brinco com elas também, mas a partir dos temas e composição da pintura original); e posso me concentrar em outros problemas que mais me interessam no momento: a cor, o contraste entre tinta e traço, os acidentes na pintura, texturas de tinta, o gestual, os limites entre desenho e pintura, enfim, questões pictóricas. Estas são as cinco primeiras telas da série.

Nenhum comentário: