quarta-feira, 10 de junho de 2009

The Rose, Cy Twombly





As imagens são lindas, mas esta exposição já se encerrou agora em maio. Na Gagosian de Londres, 5 pinturas monumentais do artista Cy Twombly, cada pintura composta de 4 painéis de 252x185cm, com três imensas rosas em cores vibrantes: laranja brilhante, violeta, ouro, vinho, carmim, escarlate, púrpura (e um preto que é também um azul escuro e um verde profundo), sobre um fundo turquesa; no último painel de cada pintura, versos de “Les Roses”, do poeta Rainer Maria Rilke, na caligrafia solta, um grafitti antes do grafitti, característica do trabalho de Cy Twombly.
As rosas, capturadas pelo artista no auge de sua breve vida, são trabalhadas com uma tinta espessa, escorrida, intensamente painterly; e o resultado grita, enche os olhos e os sentidos do espectador. A monumentalidade das obras de Twombly aqui está exacerbada ao extremo; e o ritmo repetido (rosa-rosa-rosa-poema...), onde a cor das rosas e as diferentes palavras marcam as variações, as dissonâncias, as harmonias, é como um mantra; como um gigantesco meta-poema sobre a vida e a morte, sobre a transcendência.

Nascido em abril de 1928, e portanto com seus 81 anos bem vividos, o artista dá um exemplo de vitalidade e força ao lançar trabalhos tão intensos, desafiantes fisicamente e também renovando sua trajetória. Com uma obra que foi bem além da base do expressionismo abstrato, ao incorporar outros elementos como os textos, os mitos gregos e a própria cultura européia (tão diferente, por exemplo, do tão americano e apenas 4 meses mais novo Andy Warhol), uma forte noção de transitoriedade (os trabalhos enormes desenhados com giz sobre lousa comum), o grafitti... Cy Twombly criou uma obra pessoal e inconfundível.
Como Monet, nas Ninféias, trabalhos monumentais que bem poderiam ser adquiridos, juntos, pela mesma instituição (só espero que não seja em Dubai pois aí é meio contra-mão para mim). Enquanto isso, resta-nos ver e rever as imagens pela internet. Há um catálogo, que pode ser comprado no site da Galeria por US$80 (pela Amazon só no mercado secundário, acima de US$100).

Alguns sites:
Cy Twombly na Wikipedia, com direito a foto de As Quatro Estações, obra prima que está no MOMA
Rainer Maria Rilke na Wikipedia
"Les Roses", de Rilke, em edição bilingue francês-inglês

Nenhum comentário: