sábado, 6 de junho de 2009

Beatriz Milhazes em Parkett


Parkett é uma conceituada editora suíça com filial em NYC, que se apresenta como "um pequeno museu e uma enorme biblioteca de arte contemporânea", e além de bons livros de arte publica, três vezes ao ano, a revista com o mesmo nome, com textos e imagens de importantes escritores, críticos e artistas internacionais. Até o momento foram publicados mais de 80 volumes, com cerca de 180 monografias e mais de 1500 ensaios, o que faz de Parkett uma das mais completas bibliotecas de arte contemporânea mundial. Em cada número, um artista apresenta um trabalho exclusivo, assinado e numerado; entre outros, já participaram Laurie Anderson, Richard Artschwager, Georg Baselitz, Matthew Barney, Louise Bourgeois, Francesco Clemente, Gilbert & George, Rebecca Horn, Jeff Koons, Brice Marden, Bruce Nauman, Meret Oppenheim, Raymond Pettibon, Sigmar Polke, Gerhard Richter, Cindy Sherman, Andy Warhol. O preço: a assinatura anual (3 exemplares) custa 90 euros mais as despesas de correio.
Está sendo lançado o volume 85 de Parkett, denominado "Transatlântico", que comemora o 25 aniversário da publicação, e nele um destaque é a nossa Beatriz Milhazes.
Em ensaio sobre a artista, Tanya Barson declara que suas pinturas mostram a vida como um "processo perpétuo de renovação e decadência"; em uma entrevista com o músico Arto Lindsay, Beatriz Milhazes "exorcisa o terror claustrofóbico da tela em branco e a presença intimidadora de duas de suas maiores influências, Matisse e Frida Kahlo"; e ainda um ensaio de Barry Schwabsky discorrendo sobre a musicalidade inerente ao trabalho de Beatriz.
Além disso, e mais forte que as palavras, uma linda serigrafia em 18 cores produzida especialmente para a revista, com os motivos das últimas colagens da artista, com papéis de chocolate e que, com a imagem central de um coração pulsante, irradia uma vida e uma beleza que salta das páginas da revista.

Veja mais: Vídeo com uma boa entrevista, em inglês, da artista Beatriz Milhazes, no site de sua galeria em NYC, a James Cohan Gallery

2 comentários:

Anônimo disse...

Por favor qual o nome desta obra da artista Beatriz Milhazes exposta nesta pagina?? obrigada

Jozias Benedicto disse...

Pelo que pesquisei é uma gravura chamada "Batucada" e é uma edição da Parkett mesmo