quinta-feira, 16 de julho de 2009

Os últimos auto-retratos


Eu ainda não me pareço com todos os auto-retratos desta minha serie de pinturas, mas um dia estarei extremamente parecido com cada um deles.
Um pouco como Picasso disse sobre Gertrude Stein e seu retrato: "Everybody says that she does not look like it but that does not make any difference, she will..."
Yes, Mr.Pablo, I will!.

Clarisse Terran mandou, pelo Facebook, uma história: "Lembrei de Mario Carneiro depois de 1h imóvel, dizendo pra Iberê que já estava bom o seu retrato. Iberê retrucou: Bom nada chê.. vc ainda está com 18 anos. Tenho que chegar aos 60. Fica quieto..."
Como neste diálogo, fantástico, eu (modelo) diria a mim mesmo (pintor): "eu rumo célere, desde os 18, para os 60".
Eu, na verdade, ao completar 17 anos, escrevi um poema onde dizia que tinha vivido (fiz as contas todas) 1/5, 1/4, 1/3, metade de uma vida, ou uma vida inteira; e hoje, tanto tempo depois, ainda nem cheguei aos tais 4/4 dos quais os 17 anos seriam o pedacinho de 1/4, e vivendo tanta coisa...

Ou, ainda, os auto-retratos são um pouco como Oscar W., o amigo do Bosie , contou sobre um certo Dorian G.; de uma certa forma é o que acontece.
Durante o dia eu, solar, planáltico, objetivo, pragmático, profissional, amigo, colaborador, realizador; mas os retratos estão lá, não mais em um sotão mas em um loft ou um apart-hotel; as pequenas telas em branco magicamente se multiplicam durante o dia, como coelhos ou lesmas, e à noite elas se recobrem de tinta, por si sós, umas às outras, enquanto eu respondo meus emails ou teclo no msn ou durmo; e na manhã seguinte, mais pequenos auto-retratos estão aí, espalhados por todo o espaço; antes de sair tenho que esconde-los da faxineira; eles abarrotam as gavetas, os armários, o freezer; e eles me dizem apenas: "pulvis es, tu in pulverem reverteris".
Sim, é isso: "és pó"
Obrigado por me lembrar disso, meus queridos auto-retratos...

Sermão de Quarta-Feira de Cinzas do Padre Antonio Vieira

Para ver toda a serie de auto-retratos no Facebook

Nenhum comentário: