quarta-feira, 8 de julho de 2009

Dia no Rio

O tempo no Rio melhorou, após o frio do final de semana o sol veio, não com a força do verão, claro, mas suficiente para encher a praia pela manhã, e com isso encher meus olhos de coisas bonitas, em meu caminho pela orla para o trabalho.
Comemorando o ano da França no Brasil, uma exposição de artistas franceses em outdoors montados como totens, pela orla de Copacabana. Indo de carro, uma visão rápida mostra o que parecem ser trabalhos na sua maioria gráficos, toques de arte urbana, bem contemporâneos, mas sem nada a destacar. É um ponto a mais de beleza em uma paisagem já tão bela, mas está longe de representar a arte francesa ou mesmo de chegar como arte para o espectador, que certamente vê como mais uma série de outdoors.
Meu pensamento vai para uma notícia dos eternos jornais velhos: a prefeitura está pensando em comprar uma "escultura" do Romero Britto (pelo que vi na foto é na verdade um recorte bidimensional montado na vertical), uma imagem de uma mulher de biquini que poderia ser a Garota de Ipanema. Pela módica quantia de R$165mil rais (ou seria dólares?). Bom, certamente será melhor que o pândego corneteiro do finado César Maia na esquina da Garcia com a Visconde (qualquer coisa seria melhor que este estrupício). Mas o poder público no Rio, que já colocou nas ruas da cidade Waltércio, Amílcar, Ivens, Angelo Venosa, poderia dar destino melhor para esta verba.
Mas a visão da praia me impede de ser resmungão, e me mantém feliz até a noite.

Nenhum comentário: