sexta-feira, 30 de julho de 2004

Macacos Longevos, uma aquarela Posted by Hello

quarta-feira, 14 de julho de 2004

Os Macacos Longevos

O conceito original é do evolucionista Julian Huxley, irmão do escritor Adous Huxley, e foi retomado por outros autores como Richard Dawkins. Em defesa do conceito de que a vida poderia surgir por acaso, Huxley argumentava que, desde que dispondo de tempo suficiente, um grupo de macacos datilografando aleatóriamente poderia eventualmente produzir como resultado as obras completas de Shakespeare.
Um conceito semelhante está em Borges: a Biblioteca de Babel, infinita, com volumes onde as letras se dispõem aleatóriamente. Por ser infinita, esta Biblioteca contém livros com todas as combinações possíveis de letras e, portanto, contém todos os livros que foram ou que podem vir a ser escritos.
(A Biblioteca de Borges me remete diretamente a trabalhos da pintora Maria Helena Vieira da Silva e também a uma tela de Miguel Barceló. E hoje este conceito é visto como uma "premonição" de Borges sobre a Internet, que seria a verdadeira Biblioteca-infinita).
E o tema dos "macacos longevos" ficou em minha cabeça até que apareceu em uma série de desenhos que estou fazendo, em técnica mista (pastel oleoso, nanquim e aquarela), em meus caderninhos: escritas, garatujas, cores em interação e formas aleatórias se combinam e neste caos se vê sugestões de uma ordem.

quinta-feira, 8 de julho de 2004

Revendo "Cantando na Chuva"

A Festa (Do bolo saiu uma dançarina) Posted by Hello

Do bolo saiu uma dançarina

Sábado passado revi, em DVD, "Cantando na Chuva". Uma cena, a da Debbie Reynolds em uma festa na casa do produtor de cinema saindo de dentro de um bolo, dançando e cantando "All I Do is Dream of You" à frente de um grupo de coristas me prendeu visualmente, pela combinação de rosa e dourado em movimento, pelas fitas esvoaçantes, pelo kitsch suave e alegre. Mais tarde fiz algumas aquarelas sobre o tema, abstratas, bem coloridas com rosas, lilazes e ouro. Os títulos das aquarelas fazem referência à cena do filme. Estou também estou desenvolvendo o tema em uma pequena tela, e o desafio do abstrato está me fazendo deixar um pouco a figura de lado.
(veja mais fotos das demais aquarelas em meu Fotolog )

quarta-feira, 7 de julho de 2004

Exposição do Chico Cunha

Inauguração ontem da exposição do Chico Cunha, meu colega de Parque Lage nos idos dos anos 1980 e hoje meu professor de pintura no mesmo Parque Lage, na Galeria Anna Maria Niemeyer. Uma boa exposição: 8 telas grandes (fotos das telas estão no "site" da Galeria), quase monocromáticas, com algumas figuras fantasmagóricas como que saídas de velhas fotos preto&branco ou de memórias desvanecidas, vagando entre formas dúbias magistralmente contruídas com texturas e pinceladas de óleo e encáustica. E alguns desenhos, de pequeno formato: silhuetas sobre restos de antigos mapas.

terça-feira, 6 de julho de 2004

999dias/999desenhos

Desenho #330 da série 999dias/999desenhos Posted by Hello