domingo, 5 de abril de 2009

Uma nova série (lábios leporinos)





Há bom tempo tenho tido desejo forte de trabalhar em retratos, tenho um caderno de desenho com capa em couro vermelho onde faço meus esboços de retratos, a maioria com base em fotos de jornal, é meu Caderno de Retratos #1. Esta vontade foi catalisada estes dias a partir de uma pesquisa sobre lábios leporinos, com fotos (e vídeos do youtube) de crianças com a fenda palatal, antes da operação, normalmente ilustrando matérias sobre os cuidados maternos para com crianças naquela condição especial. Uma foto, particularmente, me prendeu a atenção: um bebê, olhos azuis arregalados, macacão branco com flores rosas; para o fundo da foto se providenciou um jornal com a manchete News Online... e em uma noite de atelier "produzi", de um jorro, 14 "estudos" a partir desta foto (5 desenhos, 6 telas pequenas 30x40cm e 3 telas médias 50x60cm). Aqui estão o desenho número II e as pinturas números VI, IX e XII (esta última 50x60cm). Tudo a ver com as caveiras, as vanitas; mas em outra dimensão. A pintura flui. Pintar, obsessivamente.

Nenhum comentário: